Header Ad

Categories

Most Popular

WIM Brasil entrega Prêmio Mina e terá painel sobre iniciativas deequidade de gênero na mineração

O Women in Mining Brasil (WIM Brasil) apresenta na Exposibram 2024 a primeira edição do Prêmio Mina, premiação criada em 2024 para homenagear mulheres que se destacam na mineração brasileira e homens que são aliados da equidade de gênero. Além disso, o WIM Brasil conduzirá um painel que estimula a reflexão sobre o papel dos homens nessa causa, incentivando a adoção de políticas de diversidade e inclusão em toda a indústria. Essa é a maior premiação voltada para as mulheres no setor mineral.

A Exposibram 2024 é a maior feira de mineração do Brasil e será realizada entre os dias 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte.

Prêmio Mina: promovendo a transformação no setor

O Prêmio Mina, lançado pelo WIM Brasil em maio deste ano, é uma iniciativa que visa a reconhecer e celebrar as mulheres que desempenham papéis de destaque na indústria mineral, bem como profissionais que apoiam ativamente a promoção da equidade de gênero. Mais do que uma premiação, o Prêmio Mina simboliza a vontade de transformação cultural dentro do setor mineral, historicamente marcado pela predominância masculina.

O principal objetivo do Prêmio Mina é impulsionar a visibilidade das mulheres no setor, mostrando ao mundo que a mineração é um campo de oportunidades para todos. A premiação busca inspirar outras mulheres a se envolverem e crescerem profissionalmente na mineração, ao mesmo tempo em que desafia as organizações a adotarem práticas mais inclusivas. O Mina ainda reconhece o papel crucial dos homens nessa jornada. A promoção da equidade de gênero não pode ser uma tarefa apenas das mulheres, mas requer o engajamento de toda a sociedade.

Já nesta primeira edição, o prêmio recebeu mais de mil indicações e, na etapa da votação popular, foram mais de 8 mil votos únicos.

O Prêmio Mina contempla quatro categorias distintas: Mulher na Liderança, que reconhece mulheres em cargos de liderança que se destacam por sua gestão e visão estratégica; Mulher na Operação, para aquelas que desempenham funções essenciais nas operações do setor; Mulher no Backoffice, dedicada às profissionais que atuam nas áreas de suporte e administrativas; e Aliado pela Equidade, que reconhece homens comprometidos com a promoção da equidade de gênero na mineração.

“Ao entregar o Prêmio Mina durante a Exposibram 2024, o WIM Brasil não apenas homenageia indivíduos, mas lança um desafio ao setor: a necessidade urgente de se construir uma mineração mais diversa, inovadora e sustentável, onde todos tenham a oportunidade de contribuir e prosperar”, reitera Patrícia Procópio, presidente da WIM Brasil.

Painel WIM Brasil – Além do Prêmio Mina, o WIM Brasil também realizará o painel “Construindo uma Mineração Responsável: O Papel dos Homens na Garantia da Equidade no Setor Mineral”. Este painel será um espaço para discutir a importância da participação ativa dos homens na promoção da equidade de gênero.

Moderado por Karen Gatti, diretora do WIM Brasil, o painel contará com a participação de Ana Cunha, diretora de relações governamentais e responsabilidade social na Kinross; Daniel Monteiro, CEO da Yellow Recrutamento; Daniela Brites Queiroz, sócia na EY, e Léo Drummond, diretor da Diversifica. São renomados especialistas da indústria, que debaterão como os homens podem contribuir de forma efetiva para a transformação do setor no país, adotando as melhores práticas globais de equidade e sustentabilidade.

O Women in Mining (Mulheres na Mineração) é um movimento mundial voluntário que busca maior diversidade, equidade e inclusão em um mercado ainda ocupado, predominantemente, por homens. No Brasil, o WIM começou em 2019 e foi o primeiro a lançar um Relatório de Indicadores, cuja terceira edição foi lançada em 2023.