Header Ad

Categories

Most Popular

Tradição e inovação na mineração

Rodrigo Franco é Diretor Presidente da FIDENS, empresa que atua no setor mineral e completa, este ano, 55 anos de história.

Panorama MINERAÇÃO do BRASIL: Rodrigo, conte como uma empresa quinquagenária como a FIDENS se mantém, ainda hoje, na vanguarda do setor quando falamos em novas tecnologias.

Rodrigo: A FIDENS foi fundada na década de 1960 e desde lá já éramos uma empresa focada em prestação de serviço para as grandes mineradoras. De lá para cá foram mais de 350 milhões de toneladas de minério transportadas e mais de 200 milhões de m3 de movimentação de solo.

E para mantermos o nível de entrega e excelência nesses 55 anos foi fundamental a nossa postura de buscar sempre o que tem de mais moderno no mercado. Hoje somos convidados a testar novos equipamentos e novas tecnologias pelos fabricantes, pois sabem do nosso know-how e querem a nossa opinião antes de disponibilizar ao mercado. Igualmente, nossos clientes nos reconhecem e nos procuram dessa forma.

Sempre fomos fanáticos por excelência operacional e atendimento ao cliente, em todos os sentidos. Sempre vimos as novas tecnologias como ferramentas que nos ajudam a melhorar nossa eficiência, seja em produtividade, qualidade ou segurança. Implantamos em nossos projetos sistema antifadiga, sistema de despacho de frota, sistema anticolisão. A última tecnologia que estamos desenvolvendo, em parceria com a Scania e a Hexagon, é a de um sistema de caminhão não-tripulado que vai revolucionar este mercado.

Panorama MINERAÇÃO do BRASIL: Você falou de uma parceria com a HEXAGON e a SCANIA sobre caminhões não tripulados. Pode nos falar mais sobre esse projeto?

Rodrigo: Esse é um projeto piloto e totalmente inovador no mercado brasileiro que foi desenhado baseado na demanda atual do mercado, priorizando 3 pilares: inovação, segurança e produtividade. A demanda hoje no Brasil para teleoperados é enorme, principalmente quando falamos em descomissionamento de barragens, e não há solução no mercado como a que estamos desenvolvendo em parceria com a Hexagon e a Scania. Este novo sistema promete entregar até 4 vezes mais produtividade do que as tecnologias que estão em operação atualmente.  Já são 2 anos de parceria entre as empresas no desenvolvimento deste projeto e, este ano, já devemos ter esta tecnologia validada e testada.

Panorama MINERAÇÃO do BRASIL: Quais os diferenciais das soluções desenvolvidas pela FIDENS frente às demais oferecidas pelo mercado nas atividades de Operação de Mina?

Rodrigo: A gente garante a produção das minas dos nossos clientes.

Uma das maiores dores que enxergamos nas mineradoras é quando, ao final do mês, o prestador de serviço não entrega a produção contratada.  Muitas das vezes o cliente já até se comprometeu com a entrega desse minério. Nós nos colocamos na pele dos nossos clientes e entendemos que os projetos necessitam de uma entrega precisa. Esta assertividade pode inclusive impactar na viabilidade de uma operação. Parece simples, mas poucas empresas têm essa capacidade de entrega. 

Além disto, nosso controle sistemático dos riscos através de processos robustos possibilita atingir marcas como esta: 10 milhões de HHT sem acidente com afastamento, totalizando mais de 3 anos.