A Tata Consultancy Services (TCS), empresa global de consultoria e soluções em TI, está presente na Exposibram 2024, apresentando sua abordagem de Mineração 5.0, destacando tecnologias como Machine Vision, Industrial Robotics e IA Generativa. Essas tecnologias estão redefinindo as operações de mineração, permitindo processos mais modulares e flexíveis, o que possibilita ajustar a capacidade de produção de forma ágil e eficaz. Além disso, essas inovações estão sendo amplamente adotadas na indústria para aumentar a produtividade e a sustentabilidade, otimizando análises de minério, perfuração e recuperação mineral, ao mesmo tempo em que reduzem os riscos e o impacto ambiental.
No dia 12 de setembro, às 14h, na Arena da Mineração, a TCS realizará um painel intitulado “Transformando para a Mineração 5.0: Machine Vision, Industrial Robotics e IA Generativa”. Durante esta sessão, Kumar Kaleeswaran, Head de E&R Américas; Luciana Ceotto, Gerente de Arquitetura Industrial da Vale; Alexandre Pigatti, Head de Inteligência Artificial & Democratização da Vale, e moderação de Virgílio Costa, Diretor para as contas da Industria de Mineração da TCS, compartilharão insights sobre como essas tecnologias estão revolucionando o setor.
O foco da discussão será como a Mineração 5.0 servirá como plataforma para integrar a reciclagem de sucata, desenvolvimento de novas formas de extração de minerais, redução de emissões de água e gases de efeito estufa usando tecnologias avançadas de IA. A IA avançada nos ajudará a gerar soluções com sucesso para problemas ambientais, reabilitar locais após a mineração para restaurar o meio ambiente selecionando tipos de plantas, monitoramento e gerenciamento da vegetação, remodelando as economias após a era da mineração.
Um exemplo disso é o case da TCS que auxilia no beneficiamento de minérios antes de chegarem no mercado. A TCS tem um histórico bem-sucedido de uso de métodos in-silico para ciência de materiais e processamento de minerais. A empresa está explorando soluções de IA para melhorar a recuperação de cobre e níquel, ao mesmo tempo em que reduz o uso de reagentes para as mineradoras. Essa intervenção de IA no processamento de minerais é útil para reduzir o desperdício e o consumo de energia, reduzindo a pegada ecológica, bem como as emissões de carbono da mineração.
A sessão contará com a participação especial da Vale, uma das principais mineradoras do Brasil e do mundo, que contribuirá com suas experiências sobre a aplicação dessas tecnologias no campo.
A TCS também estará presente ao longo de toda a Exposibram com atividades focadas em mostrar como suas soluções tecnológicas podem ajudar as empresas do setor a superar desafios complexos, garantindo operações mais seguras, sustentáveis e eficientes.