Criada em Arcos (MG) em 1997, consolidando-se desde então como fornecedora do maior e mais completo software de gestão especializado em atividades de mineração, após 27 anos de vida, a Delphi mudou seu nome para Minerion como resultado de um processo estruturado, com o apoio de pesos pesados da comunicação mineira, como a JA Consultoria, especializada em branding, a agência TOM Comunicação e o estúdio de design Greco. O resultado é uma marca moderna e um nome que reúne em uma palavra o objeto do negócio das mineradoras (minério) e a terminologia do mundo digital, área de expertise da empresa.
Com mais de 300 mineradoras atendidas em praticamente todo o país, a Minerion aposta em crescimento. Segundo o aponta Ivan Pereira, o momento da indústria de mineração é ideal para o movimento da empresa: “Sozinha, a mineração já representa 4% do PIB brasileiro, mas o potencial de crescimento ainda é muito grande. As crescentes exigências de regulamentação, a agenda ESG e a pressão social tornarão a atividade do setor mais disputada e mais controlada de agora em diante. Nesse cenário, as mineradoras precisarão de ampliar a qualidade de gestão, seja para investir com segurança, seja para alcançar os resultados esperados dentro do novo ambiente. Estamos preparados para atendê-las com qualidade e, assim, levar as mineradoras a acessar informações que não conseguem obter com softwares adaptados. Assim, os gestores podem enxergar o que não conseguem ver hoje, agir com segurança no presente e prever futuras necessidades.”
Ao lado da nova marca, a empresa vai destacar o fato da sua plataforma ter sido a pioneira no setor de mineração, oferecendo hoje o mais abrangente sistema para as atividades de mineração. Isso, segundo ele, faz uma grande diferença, informa Pereira, explicando que “softwares de gestão generalistas requerem adaptações para acomodar demandas das atividades específicas de uma mina, e assim as mineradoras não conseguem realizar um gerenciamento completo do controle, da produção, da logística, da segurança e da qualidade. Pelas características do negócio, existem mineradoras que hoje não conseguem medir seu custo de produção, e um sistema especializado pode-se chegar a indicadores muito precisos que apresentam a atividade em sua totalidade. É preciso conhecer a intimidade do negócio para oferecer a solução adequada e isso nós fazemos com segurança”, detalha Pereira.