A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, conquista novo marco histórico em segurança e prevenção de acidentes, com a redução da Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (LTIFR) de 0,28 para 0,18 em 2024. A queda de 0,10, neste que é considerado um dos menores índices do segmento de mineração, reflete o compromisso da companhia com a saúde e a segurança de seus colaboradores, alinhado aos mais altos padrões internacionais.
A conquista é resultado do aprimoramento contínuo das boas práticas de segurança nas operações da companhia, aliado ao compromisso com proteção das comunidades no entorno. “A Appian investe na cultura preventiva de acidentes, no bem-estar e integridade física de seus empregados e contratados. Ano após ano temos nos destacados no alcance de resultados expressivos em nossos ativos. Em cada local onde operamos, reafirmamos nosso valor fundamental: a segurança e o cuidado com as pessoas. Por isso, seguimos mantendo os menores índices de acidentes do mercado também em 2024” explica Tony Lima, COO da Appian Capital Brazil.
O índice de acidentes da Appian Capital Brazil é inferior à média do mercado e está em conformidade com as referências mundiais de organizações mais seguras para se trabalhar. Segundo a Mining Technology, o índice médio da indústria em relação à Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento é de cerca de 1,53. Este índice é 850% acima do registrado pelos ativos do Grupo nos últimos 12 meses.
MVV ultrapassa marca de 1.000 dias sem acidentes
Ativo do grupo, produtor de concentrado de cobre no agreste alagoano, a Mineração Vale Verde está há mais de 1.000 dias sem acidentes com afastamento na mina e na planta de beneficiamento. A companhia atribui esta conquista a cultura de comportamento seguro instaurada na operação, fomentada pela utilização de ferramentas como Diálogo Diário de Segurança (DDS); e o Programa Proativação, que se articula em diversas campanhas estimulando a segurança, a ferramenta de registro de ocorrências de (PARE) e VFL (Diálogo Comportamental). As iniciativas de segurança refletem também na obtenção de mais um resultado importante: mais de 5 milhões de horas/homens trabalhadas sem acidentes com afastamento até o mês de outubro de 2024. O cálculo desse índice é feito a partir do número de empregados próprios e terceirizados, multiplicado pelo número de horas individuais mensais. Atualmente a MVV, possui cerca de 1.100 empregados.
Safety Day 2024: Conscientização global a partir do Brasil como exemplo
Com o propósito de engajar, conscientizar e educar colaboradores e comunidades sobre boas práticas de segurança, a Appian Capital Advisory realiza anualmente o “Safety Day”. Considerado o mais importante evento da companhia, na edição de 2024 a iniciativa contempla pela primeira vez as 9 operações do Grupo ao redor do mundo, que estão unidas simultaneamente para renovar o compromisso diário com a seguridade de todos. Sob o tema central “Escolhas Certas, Vidas Seguras”, a companhia reforça a mensagem de que segundos são determinantes e as decisões certas reforçam condutas cautelosas e preservam vidas. Através de rodas de conversas com líderes dos setores e empregados sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, a empresa convida todos a refletirem sobre o assunto.