Os pneus de uma máquina móvel utilizada na mineração, da mesma forma que em um automóvel, influenciam diretamente na relação parada de máquina, sendo um gerador de perdas não perceptíveis, mas que geram perdas expressivas, mesmo que invisíveis, garante Lincoln Sugimoto – gerente de Produtos da Gripmaster.
Mais do que escolher o pneu adequado para a operação de modo a aumentar a produtividade dos equipamentos e a eficiência da operação pela redução das paradas de máquina para reparo ou troca de pneu, é indicada a aplicação de técnicas de manutenção com a finalidade de aumentar a vida útil destes ativos.
Manutenções e monitoramentos, explica Sugimoto, podem maximizar sua performance, “uma vez que o desempenho dos pneus existentes na mineração são fundamentais para garantir que a operação não pare repentinamente”.
A aplicação das recomendações não invasivas listadas abaixo, segundo o gerente de Produtos da Gripmaster, pode gerar aumento de até 40% na produtividade da frota.
- Escolha do pneu correto para a operação, pois há medidas e compostos mais apropriados a cada operação (standard, cut resistant e heat resistant).
- Faça calibragem semanal
- Execute o rodízio dos pneus
- Evite a sobrecarga no equipamento
- Tenha controle do TKPH (tonelada quilômetro por hora)
- Garanta a limpeza dos acessos e das estradas por onde os equipamentos trafegam, pois fragmentos de minério de médias e grandes dimensões podem danificar o pneu.
- Use plataforma de gestão de frotas com geolocalização em tempo real
- Utilize sensores para monitoramento, do tipo TPMS (tire pressure monitoring system)
- Controle a pressão e a temperatura dos pneus