As dificuldades com linhas de financiamento são normalmente os maiores entraves que prejudicam o desenvolvimento da cadeia de mineração e indústria de máquinas e equipamentos, salienta Wagner, sugerindo que a implementação “de uma política sadia de limites ou valores para investimento neste setor seria de uma grande ajuda para impulsionar este desenvolvimento”.
A importância da provisão “dos bens minerais necessários às diversas indústrias e ao bem-estar da sociedade” é destacada por Pedro Paulo Dias, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia em declaração para a Máquinas & Equipamentos, por ocasião da Iniciativa Mercado de Minas e Energia (IMME), realizada no final de julho com o objetivo de estudar e mapear políticas públicas que melhorem os marcos legais brasileiros.
Na ocasião, entre outros temas, foram discutidos, de acordo com Dias, “o quanto o mercado financeiro brasileiro ainda é incipiente para atender aos diversos objetivos de investimento da mineração. Por isso, o foco na estruturação de instrumentos que possam destravar a agenda de financiamento ao setor. Esse é um objetivo encampado a partir das discussões com representantes do setor, que permearam o IMME”.
Em resposta aos debates, as instituições parceiras do MME na realização do evento – a exemplo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Agência Nacional de Mineração (ANM) – passaram a focar no desenho e na formatação de produtos com vistas a desenvolver a pauta de financiamento e expansão dos investimentos em mineração e pesquisa mineral.
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MEE, explica a motivação para a reflexão sobre os temas alinhados e a busca por novos produtos: “É preciso impulsionar o financiamento ao setor, com destaque para o suporte aos investimentos em pesquisa mineral e a pequenos e médios empreendedores, pois a atividade é essencial para a provisão dos bens minerais necessários às diversas indústrias e ao bem-estar da sociedade. É da mineração que provém minerais fertilizantes fundamentais para a produção de alimentos e também os minerais demandados pela agenda de transição energética, apenas para falar de vetores em voga quanto à segurança alimentar e energética”.