A Nalco Water, uma empresa da Ecolab, celebra seu centenário como resultado de décadas de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Desde sua fundação, a empresa tem se destacado no setor de downstream, indústria em geral, papel e celulose, e mineração. A estratégia de inovação da Nalco Water combina química, tecnologia digital, análise de dados e serviços, proporcionando valor exponencial aos clientes.
O portfólio da Nalco Water reflete princípios e diretrizes da Ecolab, pautados pela sustentabilidade desde a década de 1970. A empresa empenha-se no desenvolvimento de produtos voltados à preservação de recursos naturais, reutilização de materiais sintéticos e redução do desperdício de alimentos.
No setor de mineração, a Nalco Water desenvolve programas e aplicações com o objetivo de reduzir a poeira nas estradas de transporte e estoques, melhorar o grau de flutuação dos minérios e processar o desaguamento de resíduos sólidos para a produção de alumina, carvão, metais preciosos, minerais industriais, entre outros.
Além desses princípios, a empresa também tem compromisso com a diversidade, equidade e inclusão. A meta é que até 2030 a força de trabalho da Ecolab evolua em termos de equidade de gênero, raça e etnia. A proteção das pessoas e dos recursos vitais é o propósito central da empresa, que tem a sustentabilidade como direcionador estratégico em todas as suas soluções, serviços e tecnologias. Os quatro pilares estratégicos da empresa são Água, Clima, Saúde e Alimentos.
A história da Ecolab começou em 1923, em St. Paul, Minnesota, nos Estados Unidos. Ao longo de cem anos, a empresa tem investido em pesquisa e desenvolvimento, resultando em mais de 10 mil patentes. Em 2022, suas vendas globais alcançaram cerca de US$ 14 bilhões, com investimentos de US$ 190 milhões em Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento. Com mais de três milhões de clientes em todo o mundo, a empresa possui 47 mil funcionários e está presente em mais de 170 países.
No Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia da Nalco Water, em Campinas (SP), 26 cientistas especialistas trabalham em conjunto com uma equipe global de mais de 1.200 pesquisadores, cientistas e engenheiros. Eles são especializados em tratamento de água, celulose, papel, mineração, energia, produtos químicos, alimentos e bebidas, abrangendo áreas como química, automação, metalurgia, água, papel, microbiologia, alimentos e bebidas, além de produtos químicos, embalagens e energia.