A GEOPROJETOS atualmente presta serviços de consultoria geotécnica, de projetos e emergências, para as rodovias BR 101 e BR 116, nos trechos que conectam as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.
No início do ano de 2023, o litoral norte de São Paulo foi atingido por chuvas de verão torrenciais, onde, em alguns pontos, chegaram a ser medidos 600 mm de chuva em 24 horas. Nessa região passa o trecho da BR-101, popularmente denominada de Rio-Santos. Após esse evento pluviométrico significativo, foram observadas diversas rupturas nas encostas da rodovia, tanto de solo quanto de rocha.
Logo após esse evento, em março do mesmo ano, a GEOPROJETOS iniciou uma série de consultorias geotécnicas para garantir a segurança das encostas e dos dispositivos de drenagem presentes nos mais de 600 km que se distribuem nas duas rodovias.
Uma ocorrência se destacou nesses 2 anos de consultoria. Na cidade de Mangaratiba, BR-101, em dezembro de 2023, após 250 mm de chuva acumulada, ocorreram deslizamentos que se subdividiram em 3 rupturas de taludes em pontos que se distanciavam, aproximadamente, 300 m entre si.
O primeiro ponto se classificou como uma ruptura translacional, ocorrida no contato solo e rocha. Foi mobilizada uma massa de grande volume que se caracterizou com uma mistura de blocos de rocha e solo expondo, em diversos pontos, uma rocha muito alterada.
A segunda ocorreu em um talude rochoso, onde foi observado deslocamento de enormes lascas de rocha. O que causou a disponibilidade desse sinistro foi a presença de uma fratura persistente que avançava para montante com inclinação, aproximadamente, paralela à do talude. Não foi observada presença de solo na cicatriz de onde se desprendera a lasca, ou seja, não foram encontrados vestígios de processos de alteração no local. Contudo, foi observado um ponto de surgência de água, sendo essa apontada como a causa da ruptura.
Dada às fortes chuvas que atingiram a cidade de Mangaratiba, as descontinuidades da rocha ficaram completamente preenchidas com água e, consequentemente, surgem esforços causados por empuxos de água e subpressão, que desestabilizaram a lasca.
Finalmente, acredita-se que a terceira ruptura se caracterizou como um fluxo de lama, que se desenvolveu em uma área a montante da via, causando a mobilização de grandes quantidades de material até a BR-101, obrigando a interdição da estrada.
Esse é um dos muitos desafios geotécnicos que a GEOPROJETOS enfrenta durante as consultorias na rodovia BR-101, conhecida por sua beleza natural, mas também por sua formação geológica que favorece a presença de capas de solos espessas e saturadas em suas encostas, que ficam sujeitas a deslizamentos durante os períodos de alta pluviosidade, normalmente no período de dezembro a março.