Header Ad

Categories

Most Popular

Brasmin 2025 consolida protagonismo de Goiás e reforça diretrizes nacionais para o fomento à mineração responsável

No período de 24 a 26 de junho, a Brasmin – III Feira da Indústria da Mineração reafirmou seu papel como catalisadora de iniciativas estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor mineral no Brasil. Realizada no Centro de Convenções da PUC – Campus II, em Goiânia, a feira reuniu empresários, pesquisadores, gestores públicos e investidores do país, consolidando-se como um espaço de articulação, negócios e diretrizes para o presente e o futuro da mineração nacional.

Como principal vitrine de negócios e inovações tecnológicas para a média e pequena mineração no Brasil, a Brasmin 2025 contou com mais de 210 expositores, 6.000 visitantes qualificados e volume superior a R$ 1 bilhão em possibilidade de negócios de curto e médio prazo.

A solenidade de abertura marcou também o início do 9º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, que promoveu debates de alto nível sobre o papel dessas empresas no fortalecimento da cadeia produtiva mineral. O governador Ronaldo Caiado destacou o protagonismo de Goiás no cenário mineral brasileiro e fez um apelo ao governo federal por uma política nacional voltada ao setor: “O Brasil precisa compreender que mineração é essencial para o desenvolvimento. Goiás está pronto para liderar esse movimento com responsabilidade e sustentabilidade”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença de autoridades como Sandro Mabel (prefeito de Goiânia e presidente do COMIN), o deputado federal Zé Silva e a deputada Laura Carneiro, ambos integrantes da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, além do deputado estadual Lineu Olímpio (presidente da Comissão de Minas e Energia da ALEGO – Assembleia Legislativa do Estado de Goiás), da secretária de Gestão e Mineração do Estado, Ana Paula Bittencourt, e de representantes da ABPM – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração e da FIEG – Federação das Indústrias do Estado de Goiás.

Durante os três dias de evento, a feira apresentou soluções em equipamentos, serviços, tecnologia, automação e sustentabilidade para o setor, além de promover uma agenda robusta de palestras, painéis e encontros técnicos. A diversidade de participantes, que incluiu mineradoras, fornecedores, técnicos, estudantes e autoridades públicas, refletiu o dinamismo do setor e a relevância da Brasmin como espaço para troca de conhecimento e fomento de negócios.

O sucesso da edição 2025 já projeta novas expectativas para a próxima edição, com previsão de crescimento em número de expositores e área de exposição, reforçando o compromisso da organização com a excelência e o desenvolvimento da mineração brasileira, informa José Roberto Sevieri, CEO da Proma Feiras, empresa promotora do evento, explicando que “Goiás ocupa hoje posição de destaque no cenário mineral brasileiro, sendo o 1º estado do Brasil a produzir terras raras, essenciais para a tecnologia de ponta e transição energética global. Além disso, lidera projetos em ouro, níquel, cobre, fosfato e bauxita, fundamentais para a indústria, o agronegócio e a balança comercial.”

Palestras e eventos paralelos

Por seus objetivos e características, em palestras e seminários, a Brasmin trata de diversos temas de interesse público, a exemplo de segurança nas operações e impactos das mudanças climáticas na mineração; licenciamento ambiental: entraves e soluções legislativas; investimentos em tecnologia de baixo impacto ambiental; papel dos pequenos mineradores e a reestruturação de empresas públicas; planos de desenvolvimento mineral e novas oportunidades de emprego; educação, pesquisa e integração com universidades; e aplicações práticas de ESG no setor mineral.

Um dos pontos altos desta edição foi o segundo Encontro Interestadual de Lideranças da Mineração, conduzido por Livia Parreira, gerente de projetos estratégicos da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Goás e coordenadora geral do Plano Estadual de Recursos Minerais. O encontro reuniu representantes dos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, marcando a continuidade de um diálogo iniciado em 2023, durante a II edição da feira. Desde então, os participantes mantêm articulação constante por meio de um grupo dedicado no WhatsApp.

“O estado de Goiás está em uma fase avançada de planejamento mineral, apoiado por um governo forte e por uma ampla articulação entre atores públicos e privados. Isso é determinante para a consolidação de um ecossistema de atração de investimentos e de crescimento sustentável da mineração”, destacou Livia Parreira, antecipando os fundamentos que motivam a criação de Fórum de Secretários estaduais com foco no setor.

Os presentes reforçaram a importância da mineração não apenas por sua participação de 4% no PIB nacional, mas sobretudo por seu papel estruturante na cadeia produtiva, gerando impactos diretos e indiretos em múltiplos setores da economia. Tornar a atividade reconhecida como estratégica para o desenvolvimento sustentável do Brasil foi o eixo comum das discussões.

A programação da Brasmin também incluiu a palestra de Luís Maurício Ferraiuoli de Azevedo, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), sobre Modalidades de financiamento para PMEs e empresas “juniores” de mineração. Azevedo apresentou um panorama abrangente das linhas de crédito disponíveis, com destaque para o papel de bancos de desenvolvimento, cooperativas de crédito, fundos privados e modelos como farm-in/farm-out, além de exemplos internacionais inspiradores, como Canadá e Austrália.

Complementando os debates, o gerente comercial da expositora Embracon em Goiás, Mário Borges, ressaltou o interesse crescente do setor por modalidades alternativas de financiamento: “Apresentamos soluções via consórcio para aquisição de máquinas e equipamentos, com prazos flexíveis e taxas mais competitivas frente aos financiamentos tradicionais. A receptividade foi excelente e mostrou como o consórcio pode se tornar um aliado estratégico para o crescimento da indústria.”

Com forte adesão e conteúdo técnico de alto nível, a Brasmin 2025 se encerra com o compromisso de seguir promovendo a integração entre os diversos elos do setor mineral e impulsionar, com responsabilidade e inovação, um setor vital para o futuro do Brasil.