Companhia celebra três décadas como referência nacional em serviços complexos para os principais setores da economia brasileira
A Armac abriu as comemorações de seus 30 anos, em outubro de 2024, com o olhar voltado para as próximas décadas. A companhia, que nasceu como uma pequena empresa prestadora de serviços de terraplenagem e cresceu anos depois como locadora de equipamentos, hoje também é referência nacional na prestação de serviços especializados e complexos para os principais setores da economia brasileira, como mineração, portos e terminais ferroviários, fertilizantes, florestal, agroindústria, indústria, infraestrutura e construções.
Essa história começa em 1994, com o fundador José Augusto Carvalho Aragão operando suas próprias máquinas e cuidando da manutenção. Junto com essa prática surgiu uma competência que se transformaria em excelência e diferenciaria a Armac no mercado: a eficiência na manutenção de equipamentos.
A companhia passou por uma série de transformações ao longo destas três décadas, principalmente após a entrada na gestão dos filhos do fundador: Fernando Pereira Aragão, atual CEO, e José Augusto Pereira Aragão, membro efetivo do Conselho de Administração. A experiência no mercado financeiro de Fernando Aragão e uma percepção da dupla sobre a cadeia produtiva impulsionaram a Armac a marcar uma nova era. A família Aragão identificou uma lacuna no mercado: o Brasil carecia de locadoras de equipamentos. Assim, a empresa investiu no crescimento da frota, oferecendo equipamentos multimarcas, com a melhor manutenção do País.
Do IPO para todo o Brasil
Em 2021, a companhia realizou aquele que é considerado um dos maiores IPOs daquele ano na B3. Após os investimentos de R$ 1,5 bilhão, as compras de ativos se intensificaram estrategicamente e hoje já são mais de 11 mil equipamentos na frota. A Armac expandiu suas fronteiras e tem operações de longo prazo em todas as regiões do Brasil. São mais de 200 no total, comandadas e executadas por mais de 6 mil colaboradores.
O processo de expansão e transformação da Armac contou ainda com aquisições importantes, como as da Bauko Movimentações e, este ano, da Terram Engenharia, a construção e ampliação do complexo de oficinas de Vargem Grande Paulista (SP), a maior estrutura de manutenção da América Latina, com mais de 300 mil m², e a criação da Academia Bravos, a própria escola técnica para formação e qualificação de mecânicos e operadores.
“Estamos prontos para o próximo ciclo de crescimento, que já começamos. Nos últimos anos, nossos movimentos nos levaram a um elevado nível técnico de especialização em serviços complexos. Treinamos e qualificamos os times de mecânicos, de operadores e nossos gestores para trabalharem, com excelência e segurança, desde uma mina subterrânea no interior de Goiás até movimentação de fertilizantes com a máquina embarcada em um navio no Rio Grande (RS), passando por construção e manutenção de trilhos e movimentação de milhões de toneladas de biomassa em usinas”, declara Luciano Rocha, vice-presidente de Operações e Negócios (COO).
Tal nível de especialização resulta, por exemplo, em mais de 95 milhões de toneladas de fertilizantes, grãos, açúcar e outros materiais movimentadas, por ano, nos principais portos e terminais ferroviários do País. No setor mineral, mais de 30 milhões de toneladas de minérios e rejeitos são movimentadas por ano. Entre a movimentação nas usinas sucroenergéticas e na indústria siderúrgica, são mais de 15 milhões de toneladas por ano.
Cada vez mais perto dos clientes
Oferecer serviços complexos e segmentados requer proximidade com os clientes e operações e abrangência nacional. A companhia investiu em estruturas próprias e hoje são mais de 30 pontos pelo País com estruturas de manutenção e de apoio logístico e administrativo.
No meio do ano, a empresa inaugurou seu novo conceito de filial em Rondonópolis (MT), com uma unidade que contempla loja de seminovos, oficina e apoio para locação e atendimento ao cliente. Para 2025 estão planejadas novas lojas com este mesmo conceito em diferentes regiões do Brasil.