Um aplicativo colaborativo de segurança para a população. Esta é a definição do PROX, uma ferramenta inédita de promoção da segurança desenvolvida a partir de um termo de cooperação técnica entre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o IBRAM representando as mineradoras, com a participação do Mining Hub.
Entre os objetivos do PROX está o fomento às ações de promoção da segurança de territórios municipais, que, ao entregar à população uma ferramenta unificada para conhecer seus riscos e criar um ambiente de discussão para nivelamento técnico e compartilhamento de experiências, gera ganhos para empreendedores e para a sociedade. O PROX é um aplicativo de abrangência nacional.
Para atender as metas propostas e multiplicar o conceito de segurança nas comunidades – em especial às residentes em áreas próximas a barragens das mineradoras integrantes do projeto – este aplicativo reúne informações sobre barragens e dados de diferentes riscos, tais como hidrológicos, geológicos, de queimadas e descargas elétricas. E mais: contribui para o fortalecimento dos Sistemas Municipais de Proteção e Defesa Civil, facilitando a rotina desses órgãos por meio da integração dos dados e das informações.
Disponibilizado gratuitamente para download nas plataformas IOS e Android, conta com um site específico (https://segurancaprox.com.br/).
Em operação desde 2019 e desenvolvido pela Venidera, atualmente reúne 14 empresas – Cemig, Anglo American, AngloGold Ashanti, CBMM, Dona Francisca Energética, Gerdau, Jaguar Mining, Kinross, Lundin Mining, Mineração do Morro do Ipê, Mosaic, Nexa, Samarco e Vale ; e conta com apoio da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Fractal Engenharia, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais – Sindiextra.
Georeferenciamento e alertas
Com o PROX, o usuário recebe notificações em tempo real sobre os riscos inseridos em seu território, além de poder verificar as rotas de fuga e os pontos de encontro próximos de sua localização. A assertividade da informação é garantida pelo cadastramento georreferenciado do aparelho móvel, ou seja, cada usuário recebe a informação precisa da sua região.
Para a população, o aplicativo também disponibiliza os contatos dos principais agentes de resposta como os órgãos públicos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, além do SAMU. Já para o município, além da interface mobile, um portal Web permite visualização completa das informações de risco, cadastro e inventários de pontos, de edificações e serviços, auxiliando na construção do plano de contingência municipal.
Por ser uma ferramenta de alerta para todos os riscos, o aplicativo se soma às ações de emergências já estabelecidas – como os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e os Planos de Ação de Emergência (PAE) para barragens de hidrelétricas, conduzidos pelas empresas – e aos protocolos de segurança previstos pelas Coordenações de Defesa Civil ou os demais sistemas de alerta.
O início
A plataforma foi criada pela CEMIG, em 2005, como evolução do programa de relacionamento com as comunidades, chamado Proximidade, para monitoramento de reservatórios das usinas hidrelétricas da concessionária, funcionando como um canal de alertas das defesas civis municipais junto a populações ribeirinhas a rios com monitoramento realizados pelas usinas da Cemig. A adesão do IBRAM visou a multiplicar a segurança, agregando as mineradoras e ampliando melhorias relacionadas, principalmente, aos procedimentos de comunicação de risco.
Marcos principais
- 2005 – Programa de relacionamento com comunidades da Cemig
- 2016 – Projeto de P&D para criação de um Sistema Georreferenciado de Apoio ao Sistema de Comando em Operações da CEMIG – SGA-SCO
- 2017 – Regulação da ANEEL e Lei de Segurança de Barragens sobre o Plano de Ação de Emergência para ruptura de barragens
- 2018 – Construção de uma plataforma digital de integração entre os PAEse os Planos de Contingências Municipais – PlanCon
- 2021 – Termo de cooperação técnica IBRAM: inserção de riscos com barragens de mineração
- 2022 – Abertura do aplicativo para a população